Entenda como funcionam os detergentes limpadores

Entenda como funcionam os detergentes limpadores

Saiba como funcionam os produtos de limpeza à base de detergente

A maior complexidade da limpeza é como dissolver a sujeira no transporte aquoso, especialmente se a sujeira não for quimicamente compatível com a água.

Portanto, são os componentes químicos ativos dos materiais de limpeza que promovem a incompatibilidade entre estes 2 componentes.

Vejamos agora, de acordo com a indústria de materiais de limpeza Oleak, como funciona o processo de compatibilização.

  1. Entendendo a limpeza química
  2. Entenda a limpeza físico-química
  3. Limpeza bioquímica

Entendendo a limpeza química

Na limpeza química, os componentes ativos dos produtos de limpeza reagem quimicamente com a sujeira, que originalmente era insolúvel, tornando-a solúvel em água. Consequentemente, uma troca química é gerada entre o limpador e a sujeira, mudando a estrutura molecular dos dois.

Este processo pode ser facilmente compreendido com o seguinte exemplo: gorduras e óleos vegetais e animais são insolúveis na água e, portanto, não são facilmente removidos.

Entretanto, eles reagem quimicamente com os álcalis (soda cáustica, amônia, etc.) para gerar sais solúveis em água como um produto de atitude.

Portanto, neste processo, por meio de atitude, a composição química das gorduras insolúveis é modificada, as quais são convertidas em sais solúveis que se dissolvem facilmente na água, eliminando o problema e abrindo espaço para o vaso sanitário.

Por este motivo, a maioria dos materiais de limpeza da linha de desengraxantes tem álcalis em sua estrutura (geralmente amônia ou soda cáustica).

Este é um exemplo simples de como a limpeza funciona usando os materiais de limpeza corretos.

Veja como funciona o aliciamento físico-químico em um material de aliciamento

Existem outros tipos de sujeira que são quimicamente estáveis e não reagem com outros compostos.

Pior ainda, outros produtos resultantes desta atitude também são insolúveis na água. Em situações como esta, são utilizados produtos que funcionam de forma físico-química, todos em materiais de limpeza química.

Nesta situação, não há alteração na composição molecular da sujeira ou nos elementos ativos dos produtos de limpeza. Assim, a limpeza é gerada de duas maneiras: ou pela formação de uma armadura eletrostática ou pela emulsão da sujeira em uma composição chamada micelas.

Entretanto, na limpeza profissional o comprador só recebe uma orientação final: “Use este ou aquele material de limpeza”, mas por trás da orientação há muita ciência, o que às vezes não é perceptível para os especialistas que só usam os produtos.

A Limpeza Bioquímica

Funciona com 2 processos, sendo eles:

Desinfecção

O processo de higienização por meio de materiais de limpeza é realizado uma vez que a sujeira a ser removida é biológica.

Este tipo de sujeira biológica é geralmente resíduo ou resíduo do metabolismo e decomposição de microorganismos.

Bactérias ou fungos, por exemplo, são seres vivos e, como tal, produzem secreções geradas em seu metabolismo.

Há casos em que as secreções são prejudiciais à saúde e causam um odor e temos a possibilidade de fazer uso de qualquer material de limpeza.

Materiais específicos de limpeza para higienização possuem substâncias químicas em sua estrutura que matam ou esterilizam microorganismos, impedindo assim sua multiplicação.

Quando os componentes ativos matam os microorganismos, chamamos o limpador de “sanitizante ou bactericida”.

Finalmente, se ao invés de matar, este material de limpeza só impede a reprodução de microorganismos, o produto é chamado de “desodorante ou bacteriostático”.

Biodigestão

A biodigestão funciona removendo a sujeira proteica e gordurosa.

Ela se baseia no uso de enzimas e microorganismos digestivos, presentes em certos materiais de limpeza, que se alimentam de proteínas e gorduras, decompondo estas bactérias em construções menores e, portanto, solúveis.

No entanto, sendo organismos vivos, os microorganismos do biodigestor precisam de condições especiais para alcançar o vaso sanitário, as condições que devem ser mantidas sob controle são: temperatura e pH. Conseqüentemente, o material de limpeza precisa de maiores cuidados durante todo o processo de higienização.

Imagem de Higileve

Preencha o formulário e entraremos em contato:

Ao enviar, você receberá uma cópia deste formulário no e-mail.

Higileve

Endereço:

Rua Monsenhor Rafael Roldan, 280 - Jardim do Trevo - Campinas - SP - CEP: 13040-033

Telefone:

(19) 3381-7499 | 0800-591-6957

WhatsApp:

(19) 99732-5227
chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Higileve www.higileve.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×