O que é Depósito de Material de Limpeza?

O que é Depósito de Material de Limpeza?

O depósito de materiais de limpeza (DML) é uma sala designada para o armazenamento de máquinas, utensílios e equipamento de limpeza.

A nossa empresa fornece uma linha completa de produtos de limpeza. Clique aqui e escolha como nos contactar para os produtos superiores.

O depósito de material sanitário é um factor obrigatório em estabelecimentos de saúde, hospitais, farmácias, clínicas, consultórios médicos, mas também é substancial uma vez que a questão é de limpeza e higienização de qualidade profissional em todos os ambientes comerciais, tais como condomínios, clubes, indústrias, cozinhas e escritórios especializados.

O DML, responsável pelo alojamento de detergentes, desinfectantes, ceras, produtos de limpeza, produtos de limpeza multiusos, vassouras, raspadores, toalhetes, baldes e luvas, por exemplo, necessita de regras organizacionais para um armazenamento adequado, logística inteligente e entrada e operação simples de produtos e ferramentas de limpeza.

No entanto, como é criado e qual o valor do DML nos estabelecimentos comerciais e sanitários?

Para responder a estas questões e para promover um ambiente limpo, seguro e higiénico para todos, preparámos este artigo. Leia ou navegue sobre os tópicos.

Qual a importância do Depósito de Material de Limpeza (DML)?

Em primeiro lugar e acima de tudo, um espaço para o conveniente armazenamento de produtos de limpeza que seja estruturado, identificado e, claro, limpo é importante para prevenir acidentes e preservar a saúde nos espaços corporativos.

Além disso, a organização de materiais de limpeza também evita desperdícios e inconvenientes tais como a expiração do produto e a ruptura de stock de qualquer artigo.

Quando tudo está em ordem, há mais qualidade e eficácia no trabalho.

Portanto, um DML organizado e limpo:

  • Redução dos perigos;
  • Optimização do espaço;
  • Maior estabilidade;
  • Menos desperdício.

Hospitais e farmácias: O Armazém de Retretes ( DML ) é necessário

Em 2009, a Anvisa estabeleceu o manual de Boas Práticas Farmacêuticas e, nele, existe a obrigação do DML para cada farmácia e drogaria.

O Regulamento 44/09 estipula que “os materiais de limpeza e germicidas em stock devem ser registados na Anvisa e armazenados numa área ou local especialmente designado e reconhecido”.

Nos hospitais e clínicas, existe o Regulamento Técnico da Anvisa para o planeamento, programação, preparação e avaliação de projectos físicos de instalações de saúde, que cumpre os requisitos da LMD.

Além disso, nos hospitais, existem áreas que requerem DMO específicos, tais como os Centros Cirúrgicos.

Como acomodar uma instalação de armazenamento de sanitários inteligente, confortável e segura ?

Independentemente do tamanho da sala onde se encontra o armazenamento de DML, tem a possibilidade de utilizar facilmente certos procedimentos para organizar o armazenamento de DML para optimizar o método e facilitar a entrada de EPI, tais como luvas de látex, produtos e instrumentos, tais como baldes, vassouras e raspadeiras.

Vamos a isso?

Primeiro a entrar, primeiro a sair (FIFO)

Para evitar a expiração do produto, a metodologia PEPS tem em conta a ordem em que os produtos são recebidos: os artigos que chegam primeiro em stock são utilizados primeiro.

Uma dica importante é rotular os artigos – detergentes, desinfectantes, ceras, produtos de limpeza, “multiusos”, limpadores de janelas, etc. – com informação sobre a data de chegada dos produtos.

Desta forma, os artigos mais antigos são organizados na frente e os mais actuais são mantidos na parte de trás.

Primeiro a vencer, primeiro a sair (PVPS)

Nesta situação, a data de validade do produto determina o seu armazenamento: desta forma, os produtos com uma data de validade posterior são colocados na parte de trás da prateleira, e os produtos com datas de validade mais próximas são colocados à frente, para serem utilizados em primeiro lugar.

Nesta metodologia, a organização está livre da data de acesso dos materiais.

Ferramentas de controlo organizacional

O procedimento PVPS permite encomendar stocks por meio de folhas de cálculo, software de controlo ou etiquetas coloridas indicando os materiais a serem utilizados.

Armazenamento por peso e tipo de reagente

Outro componente fundamental a ser considerado na armazenagem no WMS é o peso dos produtos: os produtos mais pesados devem ser colocados no fundo para evitar acidentes, quedas e outros males e para facilitar o seu manuseamento.

Ainda sobre o tema do armazenamento, é necessário prestar atenção aos compostos que não devem ser armazenados perto uns dos outros, porque em caso de derrame, os agentes químicos têm o potencial de se misturarem e formarem uma mistura tóxica para os indivíduos.

Um caso em questão é a situação com detergentes e produtos à base de hipoclorito de sódio, tais como água sanitária.

FISPQs dos produtos de Limpeza nos depósitos

A compra, armazenamento e utilização de produtos de higiene requer cuidado e responsabilidade.

Por conseguinte, é importante assegurar que o fornecedor de detergentes, desinfectantes, ceras, produtos de limpeza, produtos de limpeza “lava tudo”, etc., esteja devidamente registado junto das autoridades competentes.

Desta forma, é possível garantir que os agentes químicos permanecem controlados através de Fichas de Estabilidade (MSDS).

É importante lembrar que todos os DMLs devem ter MSDS para os produtos que armazenam e que as folhas devem ser constantemente visíveis para fácil referência pelos empregados, consumidores e organismos de inspecção.

Tanques em DMLs

Um dos requisitos na regulamentação dos armazéns de produtos de limpeza é a existência de um tanque, uma vez que para além da limpeza dos baldes e panos utilizados na rotina, o dispositivo pode também receber a instalação de diluentes automáticos para produtos químicos.

Procedimento Operacional Padrão (SOP) no DML (tanque de material de limpeza)

No final, é importante que o Depósito de Material Sanitário (CLMD) tenha um ficheiro com directrizes operacionais. O SOP deve conter as seguintes informações

  1. Nome do método
  2. Local de aplicação
  3. Responsável pelo trabalho
  4. Responsável pela preparação do SOP
  5. Materiais envolvidos nos métodos
  6. Descrição passo a passo dos procedimentos

Imagem de Higileve

Planta de um modelo de DML

Higileve: orientação e produtos de limpeza profissional para o seu DML

Para garantir segurança, agilidade e praticidade no depósito de material de limpeza de estabelecimentos comerciais, industriais e de saúde, a Higileve oferece, além dos produtos de limpeza profissional, treinamento de equipes, checklist e assistência na organização e manutenção desses espaços.

Imagem de Higileve

Preencha o formulário e entraremos em contato:

Ao enviar, você receberá uma cópia deste formulário no e-mail.

Higileve

Endereço:

Rua Monsenhor Rafael Roldan, 280 - Jardim do Trevo - Campinas - SP - CEP: 13040-033

Telefone:

(19) 3381-7499 | 0800-591-6957

WhatsApp:

(19) 99732-5227
chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Higileve www.higileve.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×