Água sanitária e seus perigos

Água sanitária e seus perigos

A água sanitária pode ser extremamente perigosa. Você sabia disso?

Presente na maioria das casas e locais de trabalho, a lixívia é um produto utilizado para desinfetar e limpar espaços, e é também frequentemente utilizada para higienizar os alimentos.

Popularmente conhecida como lixívia, esta componente de limpeza está presente em quase todos os ambientes e locais onde qualquer processo de limpeza e/ou sanitização é necessário. Mais do que qualquer outra coisa, os produtos derivados do cloro também fazem parte da lista de materiais e artigos de limpeza, quer esta lista de materiais seja profissional ou caseira.

A água sanitária é uma solução de hipoclorito de sódio e cloro. É utilizado para limpar e desinfectar uma grande variedade de espaços e alimentos. No entanto, como qualquer outro produto químico, a lixívia também pode representar perigos e danos para a nossa saúde, se não for manuseada e/ou utilizada de acordo com as normas do fabricante. E é a partir desta condição que a lixívia começa a expor os perigos.

Compreendemos que os compostos químicos têm o potencial de serem benéficos e perigosos para a saúde humana, pelo que é ainda mais importante respeitar a manipulação destes produtos.

E o que sabemos sobre o Cloro?

Graças à sua estrutura, o cloro mostrou uma enorme eficácia na higienização da água, porque, após as primeiras experiências, verificou-se que este produto era capaz de matar a cólera (uma patologia bacteriana que causa disfunção intestinal grave e desidratação), que é geralmente transmitida pela água. Esta análise tem sido de enorme importância, uma vez que tem mitigado a perda de vidas devido à doença.

Além disso, outra característica notável da lixívia é que, se usada correctamente, pode apagar microrganismos e bactérias que possam estar presentes em frutas, vegetais e leguminosas.

Mais do que qualquer outra coisa, apesar de ser um produto bem sucedido e amplamente manuseado, a lixívia é uma questão de opinião divergente. Muitas pessoas acreditam que a lixívia é a melhor opção para sanitizar e desinfectar um ambiente, enquanto outras a rejeitam, especialmente devido ao seu odor e efeitos secundários.

Problemas de saúde associados à utilização de água de casa de banho

Além disso, uma análise realizada nos Países Baixos, Finlândia e Espanha com mais de 9.000 crianças mostrou que o uso recorrente de água de casa de banho – pelo menos uma vez por semana – para a casa de banho pode levar a um aumento de numerosas patologias respiratórias tais como: gripe (20% mais), amigdalite (35% mais), sinusite, bronquite e pneumonia.

De acordo com a análise efectuada, a causa desta investida reside no desgaste das células que revestem os pulmões, causado pela inalação de lixívia, expondo os pulmões a serem mais sensíveis à entrada de vírus e bactérias.

O perigo que o cloro pode tomar como certo existe e deve ser levado a sério. Embora os produtos clorados (tais como lixívia) sejam óptimos para desinfecção, o seu uso indevido pode causar sérios problemas. Por esta razão, existem agora excelentes alternativas no mercado que se destinam a substituir a sua utilização.

Não misturar água sanitária com produtos de limpeza

Imagem de Higileve

Normalmente bem sucedida como Kiboa, Kboa ou Quiboa, a lixívia é continuamente incluída na lista de produtos de limpeza. Entende-se que a utilização deste produto é normalmente tratada por especialistas da indústria sanitária, contudo, parte deste grupo em vários casos, devido à falta de formação e/ou orientação, estão expostos a perigos graves ao misturar lixívia com outros recursos sanitários, os detergentes são normalmente os produtos mais utilizados nesta fusão de agentes químicos.

Embora seja um componente desconhecido, o impacto nocivo desta mistura caseira é amplificado e pode ser ameaçador para a vida.

Uma opção surpreendente a ser utilizada como substituto da lixívia habitual são os produtos de limpeza que já têm detergentes poderosos adicionados ao cloro, o que torna os processos de limpeza e desinfecção uma boa possibilidade com mais eficácia e poder de acção.

Contudo, existem algumas precauções importantes que têm de ser seguidas, por exemplo, o uso de luvas, botas, bem como o correcto armazenamento.

Quais são as possibilidades dos peritos superiores para substituir os produtos clorados?

Ao longo do processo de compra de produtos químicos de limpeza, procurar alternativas que ofereçam menos perigos em comparação com a lixívia normal. Por exemplo, os produtos à base de peróxido de hidrogénio são resoluções que satisfazem as necessidades do processo de limpeza e desinfecção, e são mais seguros de manusear e utilizar.

No entanto, para certas áreas, o hipoclorito de sódio poderia ser um óptimo aliado de limpeza, especialmente em cozinhas industriais. Mesmo assim, a recomendação é que se tenha cautela e cuidado ao utilizar qualquer produto químico, para garantir maior estabilidade e conforto para o seu cliente. Os produtos de limpeza não têm de ser considerados uma acção simples.

Compreendemos que é provável que ocorram pequenos incidentes e, portanto, saber como agir é um papel fundamental. Para os casos em que o envenenamento ocorre, a agência de saúde da Anvisa tem uma ligação para orientações rápidas.

Se for cliente de lixívia e/ou qualquer outro produto químico, procure informações sobre como manuseá-la, isto fará a diferença em termos de eficiência e saúde para a pessoa.

Preencha o formulário e entraremos em contato:

Ao enviar, você receberá uma cópia deste formulário no e-mail.

Higileve

Endereço:

Rua Monsenhor Rafael Roldan, 280 - Jardim do Trevo - Campinas - SP - CEP: 13040-033

Telefone:

(19) 3381-7499 | 0800-591-6957

WhatsApp:

(19) 99732-5227
chamar no WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Higileve www.higileve.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×